
NR-13
A importância da adequação da NR-13 é inegável. Primeiramente, por se tratar da norma regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho.
Isso significa que é obrigatório e estabelece parâmetros para o correto funcionamento e controle de segurança de equipamentos como tubulações, caldeiras e vasos de pressão.
A NR-13 normatiza todos os aspectos da produção, desde a instalação até a manutenção. Deve ser aplicado em vasos de pressão e vasos móveis com produtos PV ("P" é a pressão operacional máxima em kPa e "V" seu volume geométrico interno em m³) maior que oito ou contendo líquido tipo A, todos os tipos de caldeiras, caldeiras tubos e outros. De acordo com a lei, a empresa é totalmente responsável pelo cumprimento da norma NR13.
O objetivo é criar a adequação necessária estabelecendo normas com força de lei, visando a proteção do trabalhador mantido em atividade com tais equipamentos.
Vantagens:
-
Redução de danos ao patrimônio física da empresa;
-
Diminuição do número de acidentes;
-
Motivação dos trabalhadores quanto às questões de segurança e saúde no trabalho;
-
Mapeamento de riscos que podem causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
-
Redução dos encargos trabalhistas e previdenciários.
-
Assegurar responsabilidades e condições para a instalação;
-
Garantir segurança de operação, segurança de manutenção;
-
Inspecionar a segurança das caldeiras e vasos de pressão.
O que acontece quando a empresa não atende à NR-13
Se um auditor bater à porta da sua empresa e não houver laudo disponível, a organização receberá penalizações. Elas podem sofrer multas e/ou interrupção da produção.
Já imaginou sua empresa ter que arcar com multas severas? As mais leves podem ser aplicadas pela falta de placa de identificação e categoria, por exemplo, e as mais pesadas podem ocorrer pela falta de laudo NR13 e relatórios de inspeção. Lembrando que problemas com livros de ocorrência e registros de segurança também podem gerar multas.
Portanto, o primeiro motivo que prova a importância da inspeção NR-13 é evitar problemas com fiscalização!
Como se não bastasse, no caso de ocorrer um acidente na planta industrial, a seguradora exige o documento para comprovar que um profissional capacitado inspecionou o equipamento.
Na ausência do laudo, ela pode se recusar a pagar o seguro, alegando imprudência. Dessa forma, a NR-13 evita prejuízos financeiros para a empresa.
Só esses fatos já evidenciam a importância da inspeção NR-13, mas existem outros. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) só é liberado com o laudo NR-13.
Para sua empresa ficar em conformidade com a norma NR13 é mais fácil do que parece. A HD Engenharia tem especializações para realizar todas as inspeções e laudos de acordo com as exigências e indicações aceitas pelos órgãos governamentais, contanto com uma equipe especializada, profissionais habilitados de acordo com as normas e o CREA.
Tipo de Inspeções:
-
Realizamos inspeções / análise / laudos em todos equipamentos:
-
Caldeiras
-
Tanques Metálicos
-
Tubulações
-
Vasos de Pressão
-
-
Inspeções:
-
Inicial;
-
Periódica;
-
Extraordinária;
-
Vida Remanescente,
-
Análise estrutural;
-
PAR (Projeto de Alteração e Reparo);
-
Projeto de instalação;
-
Inspeção nas soldas (Liquido Penetrante).

.png)


.jpg)



